segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Celso Roth deve ou não continuar no Cruzeiro?

Sem vencer desde o dia dois de setembro, quando ganhou, e bem, do Náutico por 3 a 0, o técnico Celso Roth vêm sofrendo muita pressão por parte da imprensa mineira, torcida celeste e até mesmo alguns dirigentes do Cruzeiro, que consideram um bom momento para trocar de treinador. Mas o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, descorda de todos e, mesmo com os tropeços, mantêm o treinador no cargo.
Cruzeiro x São Paulo - Campeonato Brasileiro - Celso Roth (Foto: Ramon Bitencourt)
Mesmo com uma campanha irregular, Celso Roth segue no comando
do Cruzeiro (Foto: Ramon Bitencourt/Lancenet)
Nas últimas cinco partidas o Cruzeiro soma quatro derrotas (Botafogo, Sport, Figueirense e São Paulo) e um empate (Vasco). Em sua coletiva após a derrota para o São Paulo por 1 a 0, o técnico Celso Roth explicou que os resultados não estão vindo devido ao excessivo número de jogadores lesionados e suspensos nas últimas partidas. O Blog do SB fez um levantamento de quais os jogadores jogaram as últimas seis partidas do Cruzeiro e chegamos a conclusão que o Roth tem razão na reclamação, já que apenas quatro jogadores jogaram as últimas seis partidas da equipe. São eles: Fábio, Tinga, Wallyson e Wellington Paulista.

Outra detalhe que chamou-me a atenção, foi o número de jogadores usados pelo Cruzeiro nos últimos jogos. Foram 23 jogadores em apenas seis jogos. Destaques da equipe, Montillo e Borges ficaram de fora de algumas partidas devido à uma contusão muscular. Com isso, o meia argentino jogou quatro partidas, enquanto o artilheiro Borges fez apenas três jogos. Contratando para ser o xerife da defesa celeste, Victorino jogou apenas uma partida desta sequência, já que ficou de fora por contusão e por uma convocação para a seleção uruguaia. Contatado recentemente, Ceará também atuou em apenas uma partida e também está fora por uma contusão muscular. O lateral chegou e conquistou a posição de titular, e junto a ela, o torcedor celeste.

Luiz Felipe Scolari, Adilson Batista e Vanderlei Luxemburgo, são os preferidos da torcida celeste, caso o técnico Celso Roth não continue a frente da equipe (Montagem: Stéfano Bruno)
Os números do técnico a frente do Cruzeiro, não são os melhores. São 26 jogos, 10 vitórias, cinco empates e 11 derrotas, o que lhe dá um aproveitamento de pouco mais de 44%. Sobre sua demissão, outro empecilho seria um nome para substituir o técnico gaúcho. Quem seria o possível substituto? Grande parte da torcida celeste pede o nome do técnico Luiz Felipe Scolari, que foi demitido do Palmeiras recentemente. Mas o alto salário do treinador, algo em torno de 1,3 milhão, impede o retorno do técnico para a equipe. Outro nome também que é constantemente lembrado pelo torcedor cruzeirense é o de Adilson Batista, mas ele seria mesmo melhor que o Celso Roth? Creio que não. E por fim, uma especulação que surgiu na última semana, de que o Cruzeiro sondou o técnico Vanderlei Luxemburgo, que atualmente está no Grêmio, e dificilmente deixaria a equipe agora.

Bom, fato é que o técnico da equipe é o Celso Roth, prestigiado ou não, segue no comando da equipe pelo menos até a partida contra o Internacional, no próximo sábado (29), às 18:30, no estádio do Melão, em Varginha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário